Ter uma presença significativa na internet já era muito importante, mas com a pandemia de COVID-19, esse item se tornou ainda mais essencial para as empresas que desejam ser bem-sucedidas.

Sendo assim, muitas delas pararam para reavaliar suas estratégias de SEO e melhorar suas atuações nesse campo. Afinal de contas, somente permanecem no mercado, as páginas que utilizam bem as técnicas de SEO, de um modo que seus conteúdos sejam capazes de atingir boas posições no Google e demais mecanismos de busca.

E quando falamos de estratégias fundamentais para que os conteúdos alcancem um bom ranqueamento no Google, não podemos esquecer da aplicação de link building e backlinks, dois métodos eficazes para as empresas que desejam aumentar o número de visitas em seus site/blog e atrair leads relevantes.

Por isso, compartilhamos a partir de agora, 6 dicas de como realizar link building e backlinks, duas estratégias eficazes ao marketing digital, desde que bem aplicadas. Com esses 6 itens sobre link building e backlinks, sua empresa conseguirá aproveitar ainda mais essa estratégia. Confira!

1. É preciso entender a estratégia para utilizá-la

Para utilizar bem uma estratégia, um profissional precisa primeiramente, conhecê-la a fundo e entender sua importância, pois só assim ele vai saber quais são as particularidades da técnica e como aproveitá-la da melhor maneira.

Então, antes de tomar qualquer decisão ou atitude, o time da sua empresa deve a princípio, entender a importância do link building e backlinks para o marketing de conteúdo. A equipe precisa ficar a par dos links que serão acessados por meio da navegação dos usuários no site ou blog da organização. Estes usuários, por sua vez, serão direcionados para outras URLs, que podem ser do mesmo dono do site como também de outros portais eletrônicos.

Por exemplo, um visitante pode encontrar um conteúdo seu, conferi-lo, clicar em um link para outro material em seu portal, e depois ser levado para outro domínio, como por exemplo, o site de um parceiro da sua marca.

Ou seja, o objetivo dos links é formar uma “rede” de contatos na internet. E uma das ações do Google e demais buscadores para verificar se sua página é relevante, é justamente conferir se ela está contribuindo de forma adequada para o público-alvo de determinado segmento.

Caso a página em questão faça linkagens desconexas ou forçadas, ela estará prejudicando a rede e isso não é bom para nenhum dos envolvidos. Então, o mecanismo de busca vai entender que talvez esse não seja o melhor material para apresentar aos usuários.

Por isso, conhecer a estratégia e saber como utilizá-la da maneira correta é fundamental para ser bem-sucedido no ramo.

2. Focar na qualidade do conteúdo é essencial

Uma das melhores maneiras de ainda obter links, é produzindo materiais de qualidade. Essa tática é extremamente essencial, porque ao criar um conteúdo com propósito e excelência, sua empresa estará ajudando os usuários que acessam seu site/blog.

E desta forma, como as informações do seu material serão relevantes para os visitantes, outros sites vão querer linkar seu conteúdo às páginas deles, o que vai aumentando pouco a pouco, os acessos de sua página.

Então, com um conteúdo de qualidade, sua empresa vai conquistar o público e outros sites e portais. Sendo assim, o time da empresa deve se lembrar de focar nesse item, que embora trabalhoso, recompensa em muito com bons resultados.

Outros itens são importantes também, como monitorar métricas de Domain Authority, mas é fundamental que demais elementos relacionados ao SEO não tirem o foco do time, fazendo-os esquecer do principal, que é produzir bons conteúdos para os mecanismos de busca.

Até porque, geralmente quando um conteúdo é bastante acessado e/ou utilizado como referência de outros sites, pode ter certeza que esse material é útil aos clientes. Portanto, é sempre importante focar em estratégias realistas, as quais tornem visitantes em futuros leads.

3. Qualidade é mais importante que quantidade

Como foi dito, os links utilizados devem fazer sentido para melhorar a navegação do usuário e a rede na internet. Por isso, a qualidade dos conteúdos linkados é mais importante que a quantidade de links sugeridos em um conteúdo.

Por isso, não adianta linkar diversos materiais internos ou externos que não se conectam com o tema do conteúdo do seu blog, pois isso só serviria para mostrar uma simples aplicação de link building, não passando de nada mais que isso, pois não foi pensado o objetivo e a qualidade do conteúdo sugerido no link.

Todavia, é claro que é importante colocar links, mas para a ferramenta ser eficiente, a linkagem deve ser natural tanto para o usuário quanto para o buscador.

Além disso, ela deve ser feita de maneira adequada para a leitura do mecanismo de busca. O Google, por exemplo, precisa de um contexto para entender melhor a linkagem que foi feita em uma determinada página.

Para tal artifício, é importante que o conteúdo forneça um contexto de fácil entendimento para o mecanismo de busca. Digamos que seu time fez um material sobre gestão de estoque e deseja adicionar um link sobre sistemas de gerenciamento. O ideal é que o link seja feito exatamente em “sistemas de gerenciamento” e não em outras palavras vagas, como “clique aqui”.

Dessa forma, o Google vai entender a linkagem feita no seu blogpost e poderá analisá-la de forma adequada.

4. Automatizar o link building não é uma boa ideia

Atualmente, existem ferramentas que auxiliam sites a conseguirem links para seus materiais. Em um primeiro momento, essa tática pode parecer ótima, por facilitar o trabalho dos produtores de conteúdos. Contudo, esse mecanismo está se provando ineficaz a médio e longo prazo.

Essa estratégia tem demostrando que não é uma boa ideia linkar o primeiro conteúdo que aparecer, ou aquele que parece ser de fácil acesso, pois o Google é capaz de identificar links que são gerados automaticamente. E, quando isso acontece, o buscador acaba ignorando a linkagem.

Por esse motivo, o ideal é continuar a fazer linkagem da forma tradicional. Ela é mais trabalhosa, porém traz resultados melhores para as páginas da empresa.

5. Comprar links está totalmente fora de questão

Se automatizar o link building não é uma boa opção, comprar links está totalmente fora de questão. Caso o Google ou outro buscador perceba que o seu link foi comprado, seu site pode ser penalizado, e neste caso com certeza ele ficará longe de ter uma boa posição no mecanismo de busca.

Além disso, com a compra de links, dificilmente a linkagem ficará natural no texto. Então, os usuários também podem perceber que há algo estranho e não vão ter uma boa experiência na sua página. Em razão disso, seu negócio precisa ter sempre em mente que comprar links nunca compensa.

6. É necessário promover os conteúdos manualmente

Além de construir uma boa linkagem para publicar um material, a empresa precisa promovê-lo depois da postagem para que ele seja encontrado por mais pessoas e, assim, conquiste mais links para o site.

Inicialmente, a divulgação pode ser feitas nas redes sociais do negócio e dos colaboradores, até que gradualmente ela passe a ser feita pelo próprio público ou por outras páginas que têm potencial para se tornarem parceiras da empresa. Dessa maneira, a relevância de sua página vai aumentar, assim como as chances de ela ser linkada em outros materiais.

Dito isso… precisamos dizer que é ótimo fazer ações de link building! Porém essa estratégia deve ser realizada da forma correta e muito bem elaborada para trazer bons resultados e não causar problemas.

E então, o que achou das dicas? Algumas delas já é aplicada por você ou pela sua equipe de trabalho? Se você não possui um equipe de redatores para realizar essa função e precisa de ajuda para construir um link building, distribuir conteúdos para o seu site, bem como deseja conquistar as primeiras posições no Google, entre em contato conosco ou com os nossos parceiros da Publipost para que possamos lhe ajudar!

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO Meu Redator
Autor de ‘O livro proibido do marketing