O site de sua empresa é, para muitos, uma porta de entrada para o seu negócio. Por isso, é tão essencial fornecer conteúdo útil e de qualidade para os seus visitantes. Mas, criar bons materiais para sua persona e fazer com que eles sejam encontrados pelo público não é uma tarefa tão fácil.

É preciso ter um planejamento, escrever um conteúdo de qualidade e, é claro, estruturá-lo de uma forma que o artigo seja encontrado no Google e nos demais mecanismos de busca.

Ficar entre os primeiros resultados de um buscador como o Google pode parecer quase impossível para alguns, mas há diversas ações que fazem com que uma página alcance esse posto.

Uma ação elementar para deixar uma empresa bem colocada nesses mecanismos é criar conteúdo básico que o Google adora (e o público também)! Com esse tipo de material, além de atrair visitantes para seu site, sua organização será capaz de criar um público fiel e recorrente.

Para que você consiga alcançar esses resultados, vamos lhe explicar o que é esse conteúdo básico e como criá-lo!

 

O que é um conteúdo básico

Em poucas palavras, o conteúdo básico é o essencial para o seu público. Ele é básico, pois é formado pelas informações mais fundamentais sobre o seu negócio. Ou seja, aquelas que são indispensáveis para que o leitor entenda o serviço de sua empresa e até decida se vai comprar um produto ou trabalho seu.

É importante ressaltar que um conteúdo básico foca em um único tópico e fornece dados perenes, ou seja, que continuam relevantes mesmo com o passar do tempo. Dessa forma, o conteúdo pode se tornar uma referência no assunto e as chances de ser linkado em materiais relacionados de outros sites aumentam bastante.

Isso é ótimo, pois aumenta o tráfego de seu site, melhora a imagem da empresa e o posicionamento da página no Google. Por ser relevante e útil, o conteúdo básico também é excelente para fidelizar o público.

Lembre-se de que seu site pode ter mais de um conteúdo básico e, caso seja necessário, sua empresa pode e deve atualizar esses materiais para que eles continuem sendo relevante com o passar dos anos.

Como criar o conteúdo básico que o Google adora

Agora que você já sabe o que é o conteúdo básico que o Google adora, é a hora de descobrir como criar esse tipo de material em seu site. Por isso, separamos 6 dicas para você colocar em prática quando estiver escrevendo seu conteúdo!

 

1. Pesquise palavras-chave

Palavras-chave são sempre importantes para que materiais tenham uma boa posição no Google, independente do tipo de conteúdo online que será produzido. Por isso, você não deve medir esforços para encontrar as palavras-chave corretas para seu conteúdo básico.

Pense em seu post, quais são as principais perguntas que ele responde e se ele é relevante, ou seja, se existem pessoas buscando uma solução para a questão que ele aborda.

Depois você deve conferir as pesquisas do público para encontrar as melhores palavras ou frase-chave para o seu material. Uma boa ideia é usar ferramentas que lhe auxiliem a descobrir qual é a frase-chave mais adequada para o seu conteúdo.

Alguns exemplos de ferramentas de marketing digital que lhe ajudam nessa busca são o Google Keyword Planner e o SEMrush.

 

2. Faça um bom Title Tag

Title tag nada mais é do que o título de sua página que aparece nos resultados do Google. A primeira vista, ele pode parecer um item muito pequeno e sem importância, mas para seu público e para o mecanismo de busca ele é fundamental.

Afinal de contas, quando o usuário confere os resultados do buscador, o primeiro contato que ele tem com o seu site é por meio da title tag. Então, você precisa causar uma boa impressão para que o usuário clique em sua página e não na opção de cima ou debaixo. Percebeu o porquê a importância desse item é imensa?

Ter uma boa title tag também é fundamental para o buscador, porque se você ignorar esse tópico, o Google pode entender que o seu conteúdo não é de qualidade. Já se você se preocupar e criar uma title tag objetiva e atrativa, ele vai confiar em seu material.

Lembre-se que uma boa title tag têm as palavras-chave do conteúdo, é chamativa e mostra que a dúvida do usuário será esclarecida no post.

 

3. Desenvolva o conteúdo na meta description

Logo abaixo da title tag nos resultados do Google está a meta description, também conhecida como meta descrição. Assim como o título, ela é essencial para causar uma boa impressão nos usuários e para passar confiabilidade para o mecanismo de busca.

Como a title tag não pode ser muito comprida, a meta description é ideal para apresentar um pouco mais do seu artigo para o público e convencê-lo a clicar em sua página.

Para conseguir convencer o usuário, a meta description deve mostrar que ele vai encontrar o que procura se conferir aquele conteúdo. Nesse espaço, é importante utilizar novamente as palavras-chave, mas lembre-se de que elas devem ser adicionadas de uma forma fluída e que faça sentido. Isto é, você não pode encaixá-las de qualquer jeito só para citá-las.

Digamos que seu conteúdo básico seja sobre o que é um programa de afiliados. Se as suas palavras-chave forem “o que é programa de afiliados”, você pode esclarecer as questões que seu material vai responder ou já começar a responder à pergunta.  Veja dois exemplos:

  • “Descubra o que é programa de afiliados e como esse tipo de negócio funciona. Entenda…”;
  • “Um programa de afiliados é um negócio em que…”.

Dessa forma, o leitor perceberá que seu conteúdo é exatamente o que ele está procurando.

 

4. Ofereça um conteúdo de qualidade

Além de usar técnicas de SEO, para criar um conteúdo básico que o Google adora você deve produzir um material de qualidade. Isto é, que ofereça informações relevantes, atraia e cative o leitor.

Dessa maneira, você vai conquistar o leitor e ainda pode se tornar uma referência no assunto. Isso pode acontecer, porque outros sites podem reconhecer a importância de seu artigo e linkar o seu conteúdo nos deles. E assim, sua página vai aumentar o alcance do site e ganhar autoridade.

Para escrever um conteúdo de qualidade, você deve mostrar uma solução para a dor de seu público e responder às questões dele de forma superior à concorrência. Além disso, lembre-se de que a quantidade de palavras não é o mais importante. Então, não é necessário escrever entre 1.000 e 2.000 palavras só porque artigos mais longos costumam ter um desempenho melhor.

O indicado é pensar no tema que será explorado em seu conteúdo e o que o público precisa saber. Caso você acredite que 500 palavras são suficientes para montar o seu material, não há problema.

 

5. Utilize conteúdos relacionados

Você nunca pode acreditar que seu público sabe tudo sobre o tema de seu conteúdo, serviço ou área de atuação. Por isso, é fundamental adicionar em seus textos links que ajudem o público a compreender tópicos relacionados com o assunto de sua publicação.

Isso é importante para o leitor, que poderá aumentar seu conhecimento e entender completamente o conteúdo, e para o Google também. O mecanismo se importa com esses links, porque ele favorece páginas que são relevantes e possuem conteúdos atualizados.

Você deve adicionar links em seu conteúdo básico e também utilizá-lo como um link em materiais futuros. Dessa forma, ele será mais completo e continuará aumentando seu alcance tempos depois de ser publicado. Mas lembre-se de que para que a linkagem funcione dentro de seus textos ela deve ser feita de forma natural e fluída.

 

6. Invista em landing pages

As landing pages são páginas que têm como principal objetivo a conversão. Por isso, elas são mais diretas e utilizam poucas palavras para explicar para o leitor seus propósitos. Como uma landing page é mais objetiva, ela consegue reter a atenção dos leitores.

Além disso, ela faz com que eles compreendam o conteúdo mais facilmente e aumenta as chances deles realizarem a ação desejada por sua empresa. Por ser mais fácil de ser consumida (vender algo), a landing page também pode ter um alcance maior, por exemplo, que um texto de 2.000 palavras. Sendo assim, quando pensar em conteúdos básicos, lembre-se das landing pages para conversão.

Conteúdo que converte em vendas

Criar um conteúdo básico que o Google adora requer planejamento e estratégia de sua empresa. É preciso, por exemplo, escolher um bom tema para o conteúdo e utilizar técnicas de SEO para que o material tenha uma boa posição no buscador e atraia os leitores.

Entretanto, lembre-se de que o principal objetivo de um conteúdo básico é ser útil e auxiliar o leitor a resolver uma questão. Além disso, as informações devem ser tão relevantes e oferecidas de uma maneira tão atrativa que outros sites decidam usar o seu conteúdo como uma referência no assunto.

Assim, as chances de seu conteúdo básico conquistar uma boa posição no Google são grandes e de sua empresa criar um público fiel também. Agora que você sabe como criar conteúdo básico que o Google adora, que tal descobrir como montar o planejamento de seu blog?

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte

CTO – Meu Redator
Autor de ‘O livro proibido do marketing